quinta-feira, 19 de março de 2009

[DOBRADO 1/2] O PETIC e as redes

Alguns problemas que podem surgir devido à ausência de um PETIC são mudanças de prioridades nos projetos, alocação de recursos inapropriada e implantação de SI gerando mais problemas que soluções.

Um problema encontrado foi a inexistência de PETIC específico para Redes e Telecomunicações. Pesquisas mostraram que não existe esse tipo de trabalho aplicado às instituições de ensino superior.

O trabalho "Plano Estratégico de Tecnologia de Informação e Comunicação Para Redes e Telecomunicações" fala sobre o cenário da UFS em relação às redes e telecomunicações. O artigo diz que o processo construtivo de redes foi feito de forma desorganizada e isso tem gerado um ambiente inseguro para seus usuários e uma velocidade abaixo do normal.

Para haver uma estrutura bem organizada, é importante definir e propor um objetivo estratégico. Algumas estratégias para o problema da UFS seriam:
  • ampliar a rede nos campi
  • instalar antenas e uma infra-estrutura necessária para implantação da rede sem fio em toda a extensão dos campi da UFS
  • verificar a qualidade da banda em todos os pontos de acesso
  • proporcionar mecanismos de autenticação de acesso à rede UFS para toda a comunidade universitária
  • instalar televisores e caixas de som em pontos estratégicos nos campi
  • verificar os principais itens do patrimônio que torne possível a instalação neles da rede de sensores sem fio
Outras estratégias podem ser conferidas no trabalho "Plano Estratégico de Tecnologia de Informação e Comunicação Para Redes e Telecomunicações" (link).

Nenhum comentário: